Índice
Saiba qual o passo a passo para realizar a precificação de produtos em sua loja de produtos naturais!
Conheça as etapas para realizar uma precificação de produtos adequada para o seu negócio
Todo empreendedor almeja consolidar seu negócio como uma referência na área de atuação e, com isso, obter resultados financeiros excelentes.
Todavia, esse objetivo envolve diversos fatores, que precisam ser considerados de forma minuciosa para que seja possível obter os resultados esperados.
Nesse cenário, um dos fatores mais importantes – e em que muitos empreendedores erram – é a precificação de produtos.
Por isso, ao longo deste artigo vamos falar sobre a importância de precificar corretamente e sobre qual o passo a passo para a precificação de produtos de sua loja de produtos naturais!
Precificação de produtos: por que é tão importante?
Para começar a tratar do assunto, vamos entender a importância de precificar corretamente…
É o preço definido para os produtos naturais que você comercializa que irá:
- Promover sua competitividade no mercado;
- Gerar faturamento;
- Cobrir os custos;
- Gerar lucratividade;
- Viabilizar investimentos.
Logo, a precificação é responsável por uma geração de caixa que irá manter a sua loja de produtos naturais funcionando e se expandindo.
Erros na precificação podem levar a sérios problemas financeiros, gerando até mesmo a falência do negócio, por isso é um processo que deve ser realizado com cuidado minucioso.
Passo a passo para precificação de produtos
Tendo evidenciado a importância desse processo, vamos falar sobre quais são as etapas que compõem o passo a passo para uma precificação de produtos adequada.
1 – Mapeamento de todos os custos da loja
O primeiro passo consiste em mapear todos os custos que sua loja de produtos naturais possui.
Ou seja, é o momento de identificar todos os custos para que o produto possa chegar ao consumidor, sejam eles custos diretos ou indiretos.
Isso é necessário para que o preço de cada produto seja capaz de cobrir esses custos, por isso é crucial também considerar os custos unitários de aquisição ou de produção dos produtos naturais.
2 – Estudo de mercado
Após o mapeamento, é o momento de estudar o mercado e de analisar quais são os preços praticados pela sua concorrência.
Esse estudo é fundamental para que você entenda qual a média de preços e para não ficar nem muito acima e nem muito abaixo.
Afinal, é preciso que seus preços sejam competitivos, ao mesmo tempo em que mantêm o funcionamento da loja.
3 – Ponto de equilíbrio
O ponto de equilíbrio consiste no mínimo que sua loja precisa faturar para cobrir todos os custos que foram mapeados.
Portanto, a projeção de vendas com os preços praticados deve sempre fazer com que este ponto seja atingido, sendo necessário ultrapassar para obter lucratividade.
4 – Diferenciais
Uma loja de produtos naturais por si só tem diferencial, entretanto outros detalhes da sua loja podem agregar valor e, consequentemente, elevar – de forma coerente e justa – o preço.
Ou seja, se existe um serviço de delivery, produtos que não são encontrados facilmente, entre outros detalhes, são diferenciais que permitem uma valorização dos seus produtos.
5 – Margem de lucro
Por fim, o cálculo da margem de lucro é crucial para que as vendas geram um faturamento que ultrapasse o ponto de equilíbrio e para que sua loja possa lucrar.
É de extrema importância que esse cálculo seja feito com suporte contábil, bem como o processo de precificação de produtos como um todo.
Conte conosco, da Athual Serviços Contábeis!
Para ter o suporte de profissionais contábeis especializados em atender às demandas de lojas de produtos naturais e prontos para te auxiliar a precificar de forma impecável, basta contar conosco, da Athual Serviços Contábeis.
Nossa equipe de especialistas está à sua disposição, bastando entrar em contato pelo ícone do WhatsApp!
Realizar a precificação de produtos em sua loja de produtos naturais!