Alvará de funcionamento: passo a passo para sua loja de produtos naturais

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Descubra a importância e qual o passo a passo para obter alvará de funcionamento para sua loja de produtos naturais

Garanta a completa regularização da sua loja de produtos naturais, sabendo como obter o alvará de funcionamento adequado

O processo de abertura de uma loja de produtos naturais exige o cumprimento de diversos trâmites legais cruciais para que você possa levar seus produtos ao público. 

Dessa forma, conhecer quais são os processos e de que forma garantir que sejam cumpridos da forma adequada é fundamental para o desenvolvimento do seu negócio. 

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para falar sobre o alvará de funcionamento, do que se trata, qual sua importância e como obter o adequado para o seu estabelecimento. 

Assim, você terá o direcionamento adequado para dar início às suas atividades sem complicações.

Alvará de funcionamento: do que se trata?

O primeiro aspecto que precisamos tratar é do que se trata e como funciona o alvará de funcionamento. 

Trata-se de um documento indispensável para o funcionamento de um negócio em regularidade, sendo a comprovação de que todos os quesitos necessários para o negócio estar apto a funcionar foram cumpridos.

O alvará de funcionamento considera aspectos como:

  • Localização;
  • Atividade realizada; 
  • Número de pessoas que podem estar no local; 
  • Se há comércio de bebidas alcoólicas; entre outros. 

Portanto, há mais de um tipo de alvará, visto que cada tipo atende a diferentes possíveis situações em que um negócio se enquadra, como você poderá conferir a seguir. 

Tipos de alvará de funcionamento 

Existem 4 tipos de alvarás de funcionamento, sendo que a sua loja de produtos naturais deve emitir na prefeitura da cidade o que se adequa ao seu negócio. 

Sendo assim, a seguir, vamos falar brevemente sobre cada tipo. 

  • Auto de Licença de Funcionamento (ALF): alvará de funcionamento para imóveis não residenciais que realizam atividades comerciais, industriais ou de serviços.
  • Auto de Licença de Funcionamento Condicionado (ALF-C): alvará de funcionamento para locais que ainda estão irregulares ou inscritos no Cadastro Informativo Municipal. 
  • Alvará de Funcionamento de Local de Reunião (ALF): alvará de funcionamento para todos os estabelecimentos que reúnam público, como bares, cinemas, restaurantes e outros, com capacidade igual ou superior a 250 pessoas no recinto;
  • Alvará de Autorização para Eventos Públicos e Temporários: alvará de funcionamento para locais em que vão ocorrer eventos públicos e temporários para mais de 250 pessoas no recinto. 

Passo a passo para obter o alvará de funcionamento da sua loja de produtos naturais

Tendo esclarecido como funciona e quais os tipos de alvará de funcionamento, vamos ao passo a passo de como obtê-lo para o seu negócio. 

Para isso, algumas etapas devem ser cumpridas, sendo elas:

  • Realizar o pedido de viabilidade na prefeitura;
  • Definir o tipo jurídico da sua loja;
  • Definir o endereço da loja;
  • Classificar suas atividades de acordo com a CNAE;
  • Solicitar a emissão junto à prefeitura. 

Com isso, basta aguardar o retorno da prefeitura em relação a sua solicitação; obtendo o alvará, você pode dar início às suas atividades sem complicações.

Conte com quem pode te auxiliar!

A obtenção do alvará de funcionamento é uma dentre as exigências para que sua loja de produtos naturais possa funcionar em regularidade. 

E para que você tenha cada exigência cumprida da forma adequada, sem precisar se preocupar em cumprir as burocracias, é preciso contar com quem pode te auxiliar nessa questão.

Dessa forma, você pode contar conosco, da Athual Serviços Contábeis! Somos especializados em atender às demandas de lojas como a sua e, portanto, nossa equipe está à disposição para te dar o suporte ideal.

Basta entrar em contato conosco agora mesmo pelo ícone do WhatsApp!

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