Índice
Descubra a importância e qual o passo a passo para obter alvará de funcionamento para sua loja de produtos naturais
Garanta a completa regularização da sua loja de produtos naturais, sabendo como obter o alvará de funcionamento adequado
O processo de abertura de uma loja de produtos naturais exige o cumprimento de diversos trâmites legais cruciais para que você possa levar seus produtos ao público.
Dessa forma, conhecer quais são os processos e de que forma garantir que sejam cumpridos da forma adequada é fundamental para o desenvolvimento do seu negócio.
Pensando nisso, preparamos este conteúdo para falar sobre o alvará de funcionamento, do que se trata, qual sua importância e como obter o adequado para o seu estabelecimento.
Assim, você terá o direcionamento adequado para dar início às suas atividades sem complicações.
Alvará de funcionamento: do que se trata?
O primeiro aspecto que precisamos tratar é do que se trata e como funciona o alvará de funcionamento.
Trata-se de um documento indispensável para o funcionamento de um negócio em regularidade, sendo a comprovação de que todos os quesitos necessários para o negócio estar apto a funcionar foram cumpridos.
O alvará de funcionamento considera aspectos como:
- Localização;
- Atividade realizada;
- Número de pessoas que podem estar no local;
- Se há comércio de bebidas alcoólicas; entre outros.
Portanto, há mais de um tipo de alvará, visto que cada tipo atende a diferentes possíveis situações em que um negócio se enquadra, como você poderá conferir a seguir.
Tipos de alvará de funcionamento
Existem 4 tipos de alvarás de funcionamento, sendo que a sua loja de produtos naturais deve emitir na prefeitura da cidade o que se adequa ao seu negócio.
Sendo assim, a seguir, vamos falar brevemente sobre cada tipo.
- Auto de Licença de Funcionamento (ALF): alvará de funcionamento para imóveis não residenciais que realizam atividades comerciais, industriais ou de serviços.
- Auto de Licença de Funcionamento Condicionado (ALF-C): alvará de funcionamento para locais que ainda estão irregulares ou inscritos no Cadastro Informativo Municipal.
- Alvará de Funcionamento de Local de Reunião (ALF): alvará de funcionamento para todos os estabelecimentos que reúnam público, como bares, cinemas, restaurantes e outros, com capacidade igual ou superior a 250 pessoas no recinto;
- Alvará de Autorização para Eventos Públicos e Temporários: alvará de funcionamento para locais em que vão ocorrer eventos públicos e temporários para mais de 250 pessoas no recinto.
Passo a passo para obter o alvará de funcionamento da sua loja de produtos naturais
Tendo esclarecido como funciona e quais os tipos de alvará de funcionamento, vamos ao passo a passo de como obtê-lo para o seu negócio.
Para isso, algumas etapas devem ser cumpridas, sendo elas:
- Realizar o pedido de viabilidade na prefeitura;
- Definir o tipo jurídico da sua loja;
- Definir o endereço da loja;
- Classificar suas atividades de acordo com a CNAE;
- Solicitar a emissão junto à prefeitura.
Com isso, basta aguardar o retorno da prefeitura em relação a sua solicitação; obtendo o alvará, você pode dar início às suas atividades sem complicações.
Conte com quem pode te auxiliar!
A obtenção do alvará de funcionamento é uma dentre as exigências para que sua loja de produtos naturais possa funcionar em regularidade.
E para que você tenha cada exigência cumprida da forma adequada, sem precisar se preocupar em cumprir as burocracias, é preciso contar com quem pode te auxiliar nessa questão.
Dessa forma, você pode contar conosco, da Athual Serviços Contábeis! Somos especializados em atender às demandas de lojas como a sua e, portanto, nossa equipe está à disposição para te dar o suporte ideal.
Basta entrar em contato conosco agora mesmo pelo ícone do WhatsApp!
Obter alvará de funcionamento para sua loja de produtos naturais